
ASSISTÊNCIA SOCIAL
A atuação do profissional de Serviço Social, tem objetivo de desenvolver estratégias para estimular e potencializar recursos do usuário e suas famílias no processo de habilitação, reabilitação e inclusão social.
FISIOTERAPIA
A fisioterapia atua na ativação sensorial e motora. No tratamento podem ser utilizadas bolas, jogos interativos, brinquedos pedagógicos. Existe a busca para melhorar a concentração, a memória e as habilidades motoras, como a coordenação e a métria
FONOAUDIOLOGIA
O fonoaudiólogo atua no desenvolvimento da criança contribuindo para reduzir os impactos do TEA na audição e fala, além de ampliar a independência cognitiva e funcional do autista, o que facilita a sua interação social.
MUSICOTERAPIA
Estudos mostram que a musicoterapia é um método eficaz, com efeitos profundos sobre a melhoria dessas habilidades em crianças com autismo. Entre os benefícios que a musicoterapia pode promover para os indivíduos com autismo estão: diminuição do estresse, expressar melhor os sentimentos e se comunicar melhor.
NEUROPSICOLOGIA
A Neuropsicologia possibilita a aquisição de informações fundamentais para a escolha e planejamento do tratamento para crianças e adolescentes com o espectro autista. Auxiliando na constatação e também para descartar a suspeita do TEA.
NUTRICIONISTA
Diante de todas as dificuldades apresentadas, o nutricionista tem papel fundamental no tratamento desta patologia, pois através da dietoterapia bem como a educação nutricional, é possível que os pacientes tenham melhora no estado nutricional, comportamento alimentar, sintomas gastrointestinais e demais sintomas
PSICOLOGIA
O psicólogo passa a acompanhar a rotina do autista e trabalhar a autorregulação por parte das crianças, a ensiná-las a obterem o autocontrole e como se comportar adequadamente.
PSICOPEDAGOGIA
A psicopedagogia tem o papel de avaliar, investigar e detectar dificuldades e habilidades da criança com Transtorno do Especto Autista (TEA). Assim, é possível realizar a intervenção para desenvolver tais dificuldades e aumentar o repertório do individuo.
TERAPIA OCUPACIONAL
Os terapeutas ocupacionais levam em conta as habilidades e necessidades físicas, sociais, emocionais, sensoriais e cognitivas dos seus pacientes.